SEO para E-commerce: o que é e como fazer em 9 técnicas
Para quem pensa em montar ou já tem um e-commerce certamente se deparou com a dúvida número 1: como conseguir tráfego qualificado para a loja.
Usar técnicas de SEO (Otimização para Motores de Busca) é uma das soluções definitivas, com menores custos e com alta taxa de efetividade (conversão).
SEO para e-commerce significa trabalhar os produtos e a loja como um todo para que, quando as pessoas realizarem buscas em motores de busca como o Google, Yahoo e Bing, entrem na loja virtual e possam comprar os produtos.
E será que vale a pena se preocupar com isso?
Os dados não mentem.
- O Google divulgou que são realizadas mais de 2 trilhões de buscas no buscador durante o ano em todo mundo.
- 96% dos brasileiros pesquisa online por produtos e serviços.
- Mais de 1 bilhão de pessoas utilizam o Google
Muitas outras estatísticas que demonstram a importância de ser encontrado no Google com um ecommerce podem ser encontradas.
Então, o que fazer? Ou melhor, como fazer?
Separamos 9 estratégias de SEO que vão melhorar o posicionamento do seu e-commerce em 2019 de forma rápida e prática, confira:
Pesquise e use palavras chaves
Palavras chaves são as formas como as pessoas buscam, por exemplo: Como Hospedar um Site.
São agrupadas por buscas, assim é possível descobrir o que os seus potenciais compradores desejam encontrar e trabalhar essas palavras para aparecer bem posicionado nos motores de busca (Google, por exemplo).
Uma ferramenta que pode ser utilizada é a Ubersuggest.
Faça as descrições dos produtos usando palavra chave e relacionadas
Crie descrições (textos) falando sobre os produtos e insira abaixo do anúncio em sua loja online. Isso aumenta as chances de ranquear e conseguir fazer vendas a partir de pessoas que busquem em motores de busca pelo seu produto ou algo semelhante.
Busque inserir nas descrições palavras relacionadas, por exemplo:
- Tênis Nike Modelo XYZ (produto = palavra chave principal). Insira na descrição palavras como: tênis para corrida, confortável, masculino, etc.
Coloque título, descrição e atributo alt nas imagens
O Google não é capaz de ler imagens, mas sim o código por trás dela. Ao adicionar uma imagem insira o título, atributo alt e descrição.
Entenda como fazer:
Diminua o tamanho das imagens para não pesar no carregamento
O carregamento se tornou fator decisivo no posicionamento nas buscas na serp e diminuir o tamanho das imagens ajuda, e muito, a diminuir o tempo de carregamento.
Para fazer isso reduza a resolução da imagem, pode ser no próprio PAINT em “redimensionar”.
Após use um programa para reduzir o tamanho sem perder muito na qualidade. Há sites e programas para isso, é o caso do RIOT.
Torne o e-commerce amigável para dispositivos móveis
Use temas responsivos no seu e-commerce. Hoje, mais de 60% das visitas em uma loja virtual vem de dispositivos móveis.
Para saber se a sua loja é amigável aos dispositivos móveis utilize esta ferramenta do Google.
Trabalhe a velocidade de carregamento
Já falamos da importância do carregamento e de reduzir as imagens. Podemos fazer um conteúdo inteiro de como fazer para reduzir o tempo de carregamento de um site, então vamos resumir:
- Hospedagem de qualidade.
- Template de loja virtual leve e eficiente.
- Redução do tamanho das imagens.
- Evite usar recursos pesados: slides, javascript, etc.
Para testar a velocidade de carregamento e receber sugestões de como melhorar é possível usar a própria ferramenta do Google neste link.
Use a tecnologia AMP
AMP (accelerated mobile pages) é uma nova tecnologia que tem por objetivo tornar as páginas mais rápidas. No geral, diminui muitos recursos de javascript, mas o carregamento fica muito rápido.
Tire suas dúvidas sobre a tecnologia neste link AMP.
Aqui na Web Site Shop disponibilizamos a instalação do AMP, basta chamar no suporte.
Invista em marketing de conteúdo
Criar um blog e disponibilizar conteúdos informativos aumenta a relevância do seu e-commerce aos “olhos do Google” e com isso tem-se melhores chances de ranquear para as palavras principais.
Também, através dos conteúdos é possível atingir outros potenciais clientes que estejam em busca de algo relacionado ou ainda não estão propriamente na fase da compra, mas sim da descoberta.
Vamos criar um exemplo:
Loja de tênis adidas.
O consumidor busca por: melhores sapatos para corrida.
Dificilmente entrará na sua loja, já que não é uma palavra transacional (de compra), mas possivelmente ao descobrir qual é o melhor tênis para corrida irá comprar de alguma loja. Se já estiver no seu e-commerce é mais fácil de comprar diretamente da sua loja.
Insira vídeos dos seus produtos
Os vídeos são recursos extras que ajudam tanto o visitante a decidir pela compra como também ajuda na parte de SEO e posicionamento daquele produto.
Vale lembrar que o tempo de permanência do visitante na página aumenta as chances de um bom ranqueamento (ver vídeos faz com que fique mais tempo).
Aproveite para contratar a melhor hospedagem custo x benefício neste link.