Captação de leads – O que é e como fazer com seu site
A captação de leads é o processo de conquistar informações de contato de um potencial cliente para iniciar um relacionamento entre marca e consumidor com um objetivo específico, normalmente gerar vendas.
Em regra, um consumidor tem uma jornada que vai desde o conhecimento de um assunto e constatação de um problema até a busca por uma solução, consequentemente, a compra de um produto/serviço. Chamamos esse processo de jornada da compra.
Chamamos de lead todo potencial cliente que inicia um relacionamento com uma marca/empresa/site ao nível de fornecer meios de contato, seja telefone, e-mail, whatsapp, ou outra forma.
Assim, podemos dizer que captação de leads é conseguir, de alguma forma, meios de estabelecer contato com o potencial cliente e iniciar uma estratégia de relacionamento.
Como fazer a captação de leads com um site
A captação de leads em sites acontece através de uma troca, ou seja, é preciso dar algo de valor para o potencial cliente para que ele esteja disposto a fornecer as informações de contato e estar receptivo a iniciar um relacionamento.
Então surge a primeira dúvida: O que dar ao seu público-alvo?
A resposta é muito especifica, porque dependerá do seu potencial cliente. É preciso conhece-lo. O que ele deseja? Algumas opções podem ser:
- Cupom de desconto.
- Bônus.
- Um conteúdo de valor.
- Ebook.
- Desconto.
- Vídeo.
- Participar de um grupo vip.
- Entre outras opções.
Essa “entrega” de algo chamamos dentro do marketing de “isca digital”.
Veja um exemplo na prática desta captação de leads:
Ao fornecer o nome e e-mail a empresa passa a criar um relacionamento com o consumidor, enviando mensagens informativas, promocionais, etc.
Como potencializar a captação de leads
Uma das reclamações de quem busca fazer a captação de leads é conseguir tráfego de pessoas qualificadas para as páginas de captura (isca digital).
Por isso trouxemos algumas das principais fontes de tráfego para você usar e aumentar a sua captação de leads no seu site, confira:
1. Uso das Redes Sociais
As redes sociais são hoje as plataformas mais acessadas, somente o Facebook, por exemplo, conta com mais de 2 bilhões de usuários.
Dentre as redes sociais mais utilizadas no Brasil estão:
- Facebook;
- Youtube;
- Whatsapp;
- Instagram;
- Twitter;
- LinkedIn;
- Etc.
As redes sociais trazem a vantagem de ser mais fácil criar uma comunidade para acompanhar um site ou empresa.
Além disso, fazer anúncios e postagens patrocinadas é imensamente mais barato nas redes sociais do que na busca orgânica (Google).
Vale lembrar que é possível fazer anúncios nas redes sociais, segmentar para atingir o público-alvo e direcionar para a página de captura. Essa é uma excelente estratégia de captação de leads.
2. SEO – Tráfego Orgânico
Otimizar um site com as melhores técnicas de SEO aumenta as chances de conquistar boas posições nas buscas do Google e, consequentemente, receber visitas nas páginas de capturas de leads.
Normalmente utiliza-se marketing de conteúdo para isso.
Veja mais sobre SEO nestes 2 posts:
Há sites que recebem milhares de potenciais clientes todos os meses com um valor de investimento baixíssimo, pois depois de bem estruturado e com bons resultados em motores de busca, as visitas são “gratuitas”.
3. Google Ads
Investir em anúncios através do Google Ads para aparecer em determinas consultas também é uma boa forma de captar leads.
Contudo, trata-se de uma estratégia mais custosa e precisa ser pensada para realmente atingir quem tem maior probabilidade de comprar seu produto ou serviço.
Faça uma análise detalhada do ROI (Retorno Sobre Investimento).
Relacionamento com os Leads
Depois de captar o lead é preciso iniciar um processo de relacionamento. Isso pode ser realizado através de mensagens via Whatsapp, Grupos em Facebook, e-mail marketing, entre outras formas.
É importante trabalhar suas estratégias para criar uma automação de marketing nesse estreitamento de relação para, ao fim, conseguir atingir o objetivo final.
É inviável, por exemplo, criar um relacionamento com 50 mil leads de forma manual, você precisa fazer a automação.
Preparado para começar a captar seus leads agora mesmo? Deixe nos comentários o que achou deste conteúdo e se foi útil para você!