E-mail Corporativo: O que é, como funciona e por que você precisa
O e-mail corporativo é importante para quem deseja trabalhar com profissionalismo e ajuda no processo de fixação e branding da marca ou empresa.
Você certamente já percebeu que em seus contatos de e-mails há aqueles que usam terminações como @gmail, @hotmail ou @yahoo, esses são servidores gratuitos.
Já o email corporativo é aquele em que se usa o domínio da empresa/site como terminação e possui um servidor privado/próprio/pago. Por exemplo, [email protected].
Quer ter seu e-mail profissional e precisa tirar suas dúvidas? Então aproveite este conteúdo completo e descubra tudo sobre o assunto.
O que é um Email Corporativo
O email corporativo gera maior credibilidade e confiança, afinal, apenas o proprietário da marca (domínio do site) é capaz de criar o e-mail profissional com o seu domínio.
Também, não haverá terceiros intermediadores, mas apenas o domínio original e hospedagem do titular.
Podemos dizer que o e-mail corporativo nada mais é que utilizar um serviço de e-mail especializado para usar o domínio da empresa, isso é feito a partir de uma hospedagem específica.
Na prática, seu e-mail terá ao final a terminação @seudominio, diferente dos e-mails gratuitos que possuem terminações das empresas que os hospedam (@gmail, por exemplo).
Por que ter um e-mail corporativo?
Está em dúvidas se vale ou não a pena ter um e-mail profissional com o nome do seu domínio? Fizemos uma relação das vantagens e desvantagens de contratar esse serviço.
Vantagens
Credibilidade e Confiança
Um e-mail corporativo traz credibilidade para a empresa, já que demonstra investimento no negócio, certeza de estar tratando com a marca, contas comerciais e não pessoais que geram amadorismo.
E pasme, estudos apontaram que contas de e-mails gratuitas (sem domínio próprio) são marcadas como spam e rechaçadas pelos clientes com maior frequência.
Gerenciamento de Dados e Segurança
Através do serviço de e-mail o gerente de TI da hospedagem pode identificar dados sensíveis e eventuais falhas de segurança.
Controle e Monitoramento
Através do servidor de e-mail corporativo o proprietário tem acesso ao registro dos demais e-mails da equipe, monitorando-os.
Backup de Segurança
É possível manter um backup de segurança do e-mail corporativo, assim, em caso de excluir erroneamente ou até mesmo perder por algum motivo, terá os e-mails salvos separadamente na hospedagem, podendo facilmente acessá-los.
Facilidade no Compartilhamento de Atividades
Com um serviço de e-mail corporativo é possível compartilhar e integrar informações entre os usuários como agenda e compromissos.
Desvantagens
O e-mail profissional tem uma única desvantagem, o fato de ser pago.
Há casos de fornecer o serviço de e-mail grátis, mas cobram a hospedagem, domínio, criação do site e outros serviços.
Por isso, caso não deseje outros serviços, mas apenas o e-mail corporativo, veja a opção aqui.
Como fazer um email corporativo
Por que evitar o e-mail gratuito
Está se perguntando qual é o problema de usar e-mail gratuito na sua empresa? Afinal, é uma forma de economizar, correto? Infelizmente este é o famoso “barato que sai caro”.
Alguns dos principais problemas de usar o e-mail gratuito para o uso comercial são:
- Não ter identidade: se você usa o e-mail gratuito e preocupou-se em inserir “assinatura”, é porque se preocupa com a identidade da sua empresa. Usar serviços de e-mails grátis significa “não ter identidade”, já que o domínio será genérico e qualquer um pode fazer um semelhante.
- Evite espionagem: preocupa-se com a segurança das suas mensagens? Serviços de e-mail grátis na verdade não são 100% gratuitos, eles ganham dinheiro através de anúncios, e para isso “monitoram” suas mensagens para saber quais anunciantes tem maiores chances de vender algo para você.
- Garantia Zero: caso aconteça um problema com o seu e-mail, esqueça a senha, validação ou algo que possa inviabilizar de acessar, não terá quaisquer preocupação ou garantia de solução. Você está disposto a arriscar?
Há dezenas de outros motivos, desde a questão de confiança até o fato de que, se um dia a empresa prestadora do serviço deixar de fornecê-lo, você simplesmente perdeu aquele domínio de e-mail e todas as mensagens.
Vale destacar também que o suporte dessas empresas é péssimo, dificilmente se consegue resolver o problema.
Está preparado para migrar para um e-mail corporativo e tornar sua identidade ainda mais profissional? Veja como fazer isso aqui!