Como fazer a descrição de produtos para loja virtual [7 Dicas]
A descrição dos produtos é uma das atividades mais importantes numa loja virtual porque é preciso encontrar maneiras de compensar a falta de contato físico. Afinal, o cliente não terá a oportunidades de experimentar antes da compra.
Por isso o lojista precisa ser muito cuidadoso ao elaborar as descrições de cada produto disponibilizado, de modo a despertar o interesse e mostrar que vale a pena comprar com você.
1. Atente-se aos detalhes
Especifique com a maior riqueza de detalhes possível os seus produtos. Os detalhes são importantes porque fotos nem sempre mostram tudo ou às vezes não mostram com muita precisão.
Você precisa ajudar o cliente a “ver” o produto sem estar na sua frente, ou seja, ver através da sua descrição, imaginando-o, quase como se pudesse tocá-lo.
2. Seja persuasivo
Aproveite o texto de descrição para criar empatia com o seu o público. Procure “falar na língua dele”, criando um canal de comunicação agradável em um texto que é prazeroso de ser lido. Mostre ao cliente que na sua loja ele vai ter o que precisa.
Sinta-se livre para trabalhar com gatilhos mentais ou com depoimentos de compradores satisfeitos.
3. Utilize técnicas de SEO
Você pode otimizar suas descrições com as melhores práticas de SEO, otimizar as imagens também ajuda. Isso irá fazer com que seja mais fácil localizar sua loja nos motores de busca, Google por exemplo.
Faça uma pesquisa cuidadosa das melhores palavras-chaves que você pode utilizar e que unam buscas mensais e boas probabilidades de atrair o seu público.
Para otimizar imagens, basta usar as palavras chaves escolhidas para nomear os arquivos. Crie também uma explicação breve e objetiva, separando as palavras com hífen.
4. Publique vídeos
Vídeos têm conseguido atingir boas posições nos processos de busca do Google. São as lojas virtuais que usam esse recurso, então você pode usá-lo para criar um diferencial e se.
Os vídeos são uma mídia muito atraente, e fácil de ser consumido, traz uma boa noção de como o produto é na prática e não toma muito tempo ou atenção do usuário quanto um texto escrito.
Invista em um vídeo de apresentação do seu produto e você irá produzir uma experiência bem mais imersiva ao seu cliente. Você pode também inserir um tutorial explicando o uso ou as possibilidades do produto.
5. Forneça informações técnicas
Não se limite à descrição básica do produto. Forneça ao visitante da sua loja todas as informações técnicas como medidas, peso, condições de armazenamento, dentre outras pertinentes.
Essas informações irão variar de acordo com o produto em oferta. Um móvel, por exemplo, deve conter as medidas completas, peso, profundidade, material, cores, se a loja disponibiliza serviço de montagem, etc.
A omissão de alguma informação técnica ou apresentação errada pode causar transtornos e insatisfação do cliente, consequentemente, aborrecimentos para você.
6. Adicione produtos relacionados
Adicionar produtos relacionados ajuda a aumentar o ranqueamento da sua loja virtual e ao mesmo tempo realizar vendas extras em produtos que o cliente poderia também estar interessado e não compraria se não fosse instigado.
7. Estimule avaliações e comentários de compradores
Avaliações e comentários de clientes que já compraram na loja são importantes para transmitir credibilidade, inclusive, é um gatilho mental que aumenta, e muito a conversão de visitantes em compradores.
Também é considerado um fator de SEO.
O Google valoriza páginas que são atualizadas constantemente, o que é difícil na rotina do profissional de e-commerce. As avaliações e os comentários são entendidos como um tipo de atualização, de modo que você não precisa ficar tão preocupado em modificar alguma coisa só porque precisa atualizar o site.
Quando isso ocorre dentro da própria página do produto é ótimo para o usuário, que tem acesso aos comentários sobre o produto que ele deseja especificamente e para a loja, que o mantêm em seu site, evitando que ele vá até um link externo para realizar sua pesquisa.
Preparado para fazer as melhores descrições de produtos para a sua loja virtual?