Como a Velocidade da Loja Virtual Impacta nas Vendas e Como Melhorar
Quando o cliente entra em uma loja virtual, o principal objetivo é encontrar fácil e rapidamente o que está buscando. Caso encontre um site lento, as expectativas serão frustradas e o que poderia ser uma compra torna-se uma fuga para nunca mais voltar.
Oferecer acesso a uma loja de virtual de alta velocidade é fundamental para a experiência de compra de qualquer usuário. Transmite eficiência, agilidade, além de potencializar o tempo do seu cliente.
O Google também dá muita importância ao desempenho do site, de modo que este aspecto influencia no ranqueamento, estimando que um site deve levar até dois minutos para ser carregado.
Faça uma análise de desempenho da sua loja virtual
Você pode avaliar o desempenho do seu site com o auxílio de algumas ferramentas. A mais utilizada é a PageSpeed Insights (Google), um programa gratuito, voltado para desenvolvedores que verifica a navegabilidade tanto em desktop quanto mobile.
A PageSpeed Insights faz uma pontuação da velocidade da sua loja virtual, como se fosse uma nota e levanta um demonstrativo da interação dos usuários com sua página.
Outras ferramentas disponíveis na Internet que indicam a performance da sua loja virtual são Pingdom, GTMetrix, Think with Google e a YSlow (Yahoo).
O mais importante é conseguir o equilibro ideal entre o tempo de carregamento no navegador com a quantidade de arquivos enviados ao cliente (fotos, imagens, vídeos, textos e plugins) e o número de requisições ao servidor.
Dicas para otimizar a velocidade da sua loja virtual
Otimize o seu ambiente de hospedagem
Quanto maior a qualidade da sua hospedagem, mais velocidade sua loja virtual vai ter. Este é um dos fatores mais relevantes a se considerar.
Se o seu servidor não consegue mais suportar a quantidade de acessos de visitantes, será preciso migrar para outro ou buscar melhorias.
Verifique se seu sita está num servidor compartilhado ou dedicado. Servidores compartilhados não dão conta de altos números de acesso, portanto, se sua loja está em fase de crescimento, uma alternativa é optar por um Cloud Server.
Explore as capacidades de acesso
Para reduzir tempo de carregamento e ter uma resposta ainda mais rápida procure por uma CDN (Content Delivery Network), uma rede que distribui geograficamente o conteúdo, melhorando o desempenho e a segurança do seu site.
Quando um usuário acessar sua loja virtual, será diretamente pelo servidor que estiver mais próximo, o que vai garantir maior velocidade. Os CDNs mais conhecidos são o Akamai e a Amazon Cloud Front.
Lembre-se também de averiguar se o seu certificado SSL está ativo, pois além de manter os dados que trafegam em seu site seguros, este dispositivo entrega um desempenho positivo de velocidade para sua loja virtual e também no SEO do Google.
Reduza o tamanho das imagens
Sua loja virtual precisa de imagens de boa qualidade, mas é preciso ter cuidado para que o peso delas não interfira do carregamento do site. Procure as melhores maneiras de otimizar as imagens do seu e-commerce.
Uma delas é reduzir o tamanho com o uso de plugins para WordPress, como o Optimus e o Tinypng. Eles reduzem os kilobytes das imagens preservando a qualidade e também eliminam informações supérfluas que programas de edição podem salvar com o arquivo.
Ainda permitem executar essas ações automaticamente, durante o upload, nas imagens que forem incluídas, além das já existentes no site.
Revise suas extensões e integrações
Analise todos os seus plug-ins, temas e extensões. Se for necessário faça uma limpeza e exclua todos os que não utiliza ou os que podem ser substituídos por algum mais leve, ou mesmo por um software fora do site.
Um bom exemplo dessa situação é a prática de compactar imagens. Alguns softwares são sofisticados, trazem muitas opções, mas acabam tornando o seu site mais “pesado”.
Softwares como o CompressPNG ou o CompressJPEG são ótimas alternativas, e são gratuitos.
Aproveite o cache do navegador
O cache é um recurso utilizado para evitar a sobrecarga dos servidores e diminuir o tempo de carregamento. Ele pode ajudar muito na usabilidade de sua loja virtual porque ele consegue melhorar o tempo de resposta do site.
Aproveitar o cache do navegador é quando você instrui os navegadores sobre como os recursos salvos devem ser tratados.
Quando você visita qualquer URL, seu navegador geralmente armazena em cache páginas desse site para acelerar o tempo de carregamento na próxima vez que acessá-lo novamente.
Otimizar o armazenamento em cache carregará suas páginas muito mais rápido para visitantes “repetidos” e outras páginas compartilharão esses mesmos recursos.
Problemas com Hotlink
Hotlink é o nome que se dá quando outro site usa uma imagem da sua loja virtual. Apesar de aparentemente ser vantajoso, pois você ganha um link direcionando para sua página, esse tipo de prática causa lentidão no carregamento.
Isso acontece porque quando alguém acessar um site com sua imagem, as solicitações serão processadas pela sua hospedagem.
Uma forma de resolver esse problema é instalar um plugin, como o WordPress Automatic Imagem Hotlink Protection, que desabilita a função hotlink na sua loja automaticame.
Precisa de uma hospedagem rápida, de qualidade e otimizada para a velocidade da sua loja? Então conheça nossos planos da WebSite.com.br!