Dicas de SEO para sites prontos que Funcionam em menos de 3 meses
Começou seu site profissional através de um modelo de site pronto e deseja melhorar o posicionamento no Google através de técnicas avançadas de SEO? Sim, você pode!
Os sites prontos permitem alterações em toda a estrutura de conteúdo e linkagens internas, com isso já é possível implementar muitas dicas e técnicas de SEO, conheça as principais:
Escolha de palavras chaves para a criação das páginas e conteúdos
Palavras chaves são os termos buscados com regularidade pelas pessoas no Google, e essas palavras podem ser encontradas através de ferramentas gratuitas como Ubersugest ou KeywordPlanner.
Também, pode-se usar ferramentas pagas como o SemRush e Ahrefs.
Veja um exemplo:
Assim é possível encontrar termos buscados pelos seus potenciais clientes e quais os assuntos podem gerar vendas.
Uso de palavras associadas
Assim como as palavras chaves principais há as chamadas associadas, ou seja, as que se completam. Usar essas palavras no conteúdo com a palavra chave principal aumenta as chances de conseguir um melhor posicionamento e até ranquear para palavras semelhantes.
No exemplo de carros importados, podemos citar expressões como:
- Carros importados usados;
- Carros importados baratos;
- Carros importados de luxo;
- Entre outras.
Procure inserir essas palavras associadas dentro do texto principal.
Saiba formar títulos
Os títulos tem 2 finalidades dentro do SEO:
- Auxiliar no ranqueamento na busca orgânica com o uso de palavras chaves e associadas planejadas estrategicamente.
- Aumentar o CTR (Taxa de Conversão de Cliques)
Para criar o título perfeito, faça uso da palavra chave principal e ao mesmo tempo trabalhe gatilhos mentais, vejamos alguns exemplos:
- SEO para Sites Prontos (palavra chave): 10 Segredos que Ninguém Conta (gatilho mental)
- 10 Dicas para Montar um Negócio de Sucesso (palavra chave) começando do Zero
- 8 Maneiras de Alcançar 1 Milhão de Reais (palavra chave) Comprovadas pelos Bilionários (gatilho mental de autoridade)
Agora que compreendeu a essência da criação de bons títulos coloque em prática e veja os resultados positivos em curto prazo.
Linkagens interna
As linkagens internas servem para manter o visitante dentro do site, diminuindo a famosa taxa de rejeição avaliada pelo Google.
Também, é fator importante para aumentar a autoridade das páginas e transmitir o que chamamos de (Juice).
De forma didática, supondo que uma página seja forte dentro de um site, receba muitas visitas e tenha autoridade. Essa página, quando inserido um link para outra página/post estará passando parte desse “poder”, o que tende a melhorar no posicionamento da outra.
Por isso deve-se evitar inserir muitos links externos (para outras páginas fora do site) e mais internos (páginas do site).
Escolha da URL
Já observou que existe uma url definitiva ao publicar algo em seu site? Por exemplo: https://seusite.com/url-definitiva.
Essa url pode (e é preferível) ser alterada para ficar o mais próxima possível da sua palavra chave.
Para fazer essa alteração, na hora a publicação, clique em link Alterar Links Permanentes. Assim poderá inserir a url de acordo com sua palavra chave.
Inserir atributo alt nas imagens
Os motores de busca, seja o Google, Yahoo, Bing, ou outro, não possuem capacidade de ler imagens, apenas as informações escritas, é por isso que usamos o chamado Atributo Alt (ou texto alt).
O atributo alt nada mais é do que o “título da imagem”, assim os motores de busca saberão sobre o que a imagem trata.
Para inserir o Atributo Alt na imagem do seu site editável no WordPress faça o seguinte:
- Clique em ‘adicionar mídia’
- Escolha a imagem desejada.
- Ao inserir, preencha os campos título e texto alternativo.
Se desejar, pode preencher também com um pequeno resumo o campo legenda/descrição.
SEO Off Page – Potencialize o potencial do seu site pronto
Além desses fatores internos (chamados On Page) há também fatores externos que podem ser grandes influenciadores no posicionamento e estratégia de SEO do seu site pronto.
Vamos conhecer os principais:
Links externos
Lembra quando falamos dos links internos dividir/passar autoridade para as outras páginas? Então, os links externos são ainda melhores, pois eles passarão a autoridade de outro site para o seu.
É como se para os motores de busca, essa referência fosse um “ponto de confiança”, afinal, se outros sites linkam para o seu, significa que deve ter um conteúdo relevante, pois senão não recomendariam. Entende?
Por exemplo, quando um portal de notícias famoso, G1, insere em uma notícia um link para o seu site, isso traz muita relevância aos olhos do Google, é uma espécie de “aval”, um grande portal confia no conteúdo do seu site.
Compartilhamento social
Os compartilhamentos e menções em redes sociais se tornaram, nestes últimos anos, fatores importantes para o SEO de um site.
Embora não seja o principal, já demonstram ajudar.
Ao publicar em seu site, procure divulgar nas redes sociais e até mesmo patrocinar a publicação, isso aumentará a relevância do conteúdo.
Quer começar seu site profissional agora mesmo e poder demonstrar seu trabalho para o mundo? Conheça os modelos de sites prontos!