Como Criar Conteúdo para Blog do ZERO em 5 Passos
Criou seu site profissional e agora precisa iniciar a produção de conteúdos para o blog para conquistar novos clientes e inserir dentro de uma estratégia de marketing de conteúdo e funil de vendas?
Escrever um bom conteúdo para blog é mais difícil do que aparenta e para isso é preciso passar por algumas etapas, desde a escolha da palavra chave até a estrutura AIDA e gatilhos mentais de venda.
Quer aprender como criar conteúdo para blog e aumentar o sucesso do seu negócio online? Então confira este passo a passo!
Estabeleça a persona e o objetivo
Antes de partir para a busca das palavras chaves (temas dos artigos) é preciso saber: para quem você está escrevendo? E mais, por que está produzindo conteúdo para seu site?
Isso impacta diretamente na escolha dos temas.
Inicie pela criação da sua persona e objetivos, veja um exemplo de cada:
- Persona: Maurício, 35 anos, empresário, gerencia mais de 10 funcionários, renda mensal aproximada de R$ 7.000,00, casado, 1 filho, hobbies (jogar futebol e frequentar restaurantes), desejos (aumenta a sua renda, emagrecer, ter a casa própria), medos (não ter tempo para dedicar ao seu filho) etc…
- Objetivo: gerar autoridade para a marca através de conteúdo informativo sobre financiamentos e taxas de juros, conduzir o visitante para um funil de marketing com o objetivo final de contratar um financiamento.
Como escolher a palavra chave do conteúdo para blog
Para que uma palavra chave (termo buscado pelas pessoas) seja boa é preciso unir 3 requisitos:
- Volume de buscas: tem de existir pessoas que busquem por ela. Sugerimos pelo menos 240 buscas mensais.
- Concorrência aceitável: evite competir com grandes portais ou sites extremamente especializados.
- Atrelada ao objetivo: a palavra chave tem de ter o “poder” de cumprir com o seu objetivo e ser voltada para o público alvo, caso contrário, apenas terá um conteúdo “sem valor” no seu blog.
A busca de palavras chaves pode ser realizada através da ferramenta grátis Ubersuggest. Insira um termo geral do seu nicho e a ferramenta apresentará palavras relacionadas e o volume de busca:
A palavra ‘como conseguir financiamento’ tem 260 buscas mensais. Ao rolar para baixo há outras opções sugeridas:
Estrutura de um bom conteúdo (AIDA)
Uma das estruturas mais utilizadas para a criação de conteúdo é a famosa AIDA:
- Atração: inicie o conteúdo com informações que façam o visitante se sentir atraído. O objetivo é fazer com que sinta vontade de ler. Um título chamativo também ajuda.
- Interesse: Nos próximos parágrafos comece a despertar o interesse do leitor, busque trazer à tona o problema por ele enfrentado e a criar identificação com a situação abordada.
- Desejo: despertar o desejo faz com que o leitor esteja disposto a realizar a ação. Aqui deve tratar sobre como será a situação do usuário após “resolver o problema” e as possíveis soluções.
- Ação: chamados também de CTAs (call to actions) são as chamadas para o leitor fazer algo, por ex: cadastrar o email para receber dicas, curtir a página da empresa nas redes sociais, comprar um produto, etc.
Para melhorar ainda mais o desempenho do conteúdo, pode-se utilizar também provas sociais, como prints de comentários, dados de fontes confiáveis, vídeos de especialistas, entre outros.
SEO
Para melhorar as chances de conquistar um bom posicionamento dos seus conteúdos nos motores de busca (Google, por exemplo) é preciso aplicar algumas técnicas, as principais são:
- Use a palavra chave no título, preferencialmente no início.
- Use a palavra chave principal no primeiro parágrafo do conteúdo (introdução).
- Faça uso de palavras associadas (relacionadas à principal).
- Crie subtítulos e divida-os em H2, H3 e até H4 se possível.
- Ao inserir imagens preencha o atributo ALT.
- Preencha a meta description (resumo que aparece abaixo do título no Google).
Dicas extras
Já a escrita em si também pode ser melhorada com algumas dicas práticas:
Frases curtas
Na internet o usuário é bombardeado de informações. Ao acessar um conteúdo o visitante decide se permanecerá em frações de segundos, normalmente por uma ‘leitura dinâmica’.
As frases curtas facilitam na escaneabilidade do conteúdo e diminuem a objeção de leitura ao passar os olhos e dar a impressão de ser um conteúdo “massivo”.
Vale lembrar, frases pequenas e objetivas são mais fáceis de ler e compreender.
Escreva na voz ativa
Frases na voz ativa (sujeito + verbo + complemento) é melhor recebida pelo leitor. Claro, dificilmente terá um conteúdo inteiro escrito na voz ativa, mas priorize.
Exemplo de frase na voz ativa:
– O redator deve escrever conteúdos simples, práticos e com qualidade.
Evite palavras difíceis
Lembre-se, possivelmente seu conteúdo será lido por centenas e até milhares de pessoas, nem todas terão o mesmo vocabulário que você!
Sempre que possível utilize palavras simples e utilizadas no dia a dia das pessoas.
Negrite informações importantes
Informações importantes podem (leia-se: devem) ser negritadas para facilitar a leitura e ao mesmo tempo indica ao Google e outros motores de busca que aquele trecho é relevante.
Preparado para criar conteúdos incríveis no seu blog? Crie agora mesmo seu site pronto profissional e foque nos conteúdos, deixe a parte chata pronta!