Call to Action (CTA): O que é e como fazer no seu site
Call to Action ou chamada de ação é todo o recurso empregado com o objetivo de fazer com que um determinado visitante faça algo (tome uma atitude).
Pequenas mudanças ou inserções de CTAs podem aumentar as conversões. Não raros são os casos de lojas virtuais com aumento de até 15% nas vendas simplesmente por mudar o CTA ou trocar uma cor de forma que chame mais a atenção.
Ficou interessado e quer saber mais sobre CTAs? Confira até o final este post!
Tipos de Call to Action
Normalmente os CTAs são em formatos de botões, banners (imagens) e links com texto âncora.
Essas chamadas devem ser em linguagem imperativa, ou seja, um comando.
Por exemplo:
- Clique aqui
- Compre agora
- Veja mais
- Pegue seu desconto
- Adquira clicando neste link
- Emagreça já
- Etc
Qual é o melhor tipo de CTA?
Tudo dependerá do tipo de página em que será inserido o CTA e o objetivo do uso.
Páginas de vendas
É o exemplo do e-commerce. Aqui os botões são os CTAs com maior conversão e devem estar inseridos em pontos estratégicos.
Dentre os locais que podem ser inseridos os botões estão:
- Abaixo da imagem do produto.
- Após ou ao lado da descrição.
- Em algum local na primeira dobra (que o visitante não precisa rolar a página)
- No final da descrição longa com o objetivo de converter em vez de deixar o visitante sair.
Landing Pages (Página de Captura)
As páginas de captura normalmente utilizam formulário com um botão de CTA. São aquelas famosas páginas em que se promete um bônus em troca de informações (cadastro para baixar um ebook, por exemplo).
Posts de Blog ou Conteúdo sem foco em venda
Conteúdos informativos ou que não tenho o foco em venda costumam usar CTAs em forma de texto âncora. Essa forma de conversão é menos invasiva e mais natural, por isso funciona bem em conteúdos informativos.
O texto âncora costuma levar uma palavra imperativa, assim como no botão.
Podemos criar uma situação como exemplo:
“Se seu objetivo é uma hospedagem de qualidade contrate aqui!”
Além dessa forma de CTA também é comum inserir banners (imagens) em locais fora do conteúdo, por exemplo, na sidebar. Veja um exemplo:
Cores no CTA
Saber usar as cores certas no CTA, principalmente nos botões, faz toda a diferença no resultado.
Para isso é preciso levar em consideração as cores do seu site e ao mesmo tempo pensar em contraste.
As cores contrastantes fazem com que o botão se sobressaia juntamente com a ordem (CTA) aumentando as chances de o consumidor praticar a ação.
Uma boa dica para decidir as cores é usar a paleta cromática.
Normalmente usa-se cores fortes como vermelho, amarelo escuro, laranja, verde água, rosa, entre outras.
Dica extra
Para acertar na utilização das call to action o segredo é pensar na “usabilidade” da página e condução do visitante até a compra.
Assim, pensando em uma página de venda de um produto é preciso ter um botão de compra logo após a primeira consideração do visitante em adquirir.
Isso acontece quando o visitante observa a imagem do produto (que pode despertar interesse ou já ser exatamente o que busca) juntamente com uma pequena descrição ou frase facilitadora para a compra. Veja um exemplo:
Depois dessa primeira tentativa, pode-se usar banners com CTA de botões para tentar converter o visitante em um outro produto. Por exemplo:
Caso não tenha produtos que podem interessar o visitante, é possível fazer uma descrição do produto detalhada com frases de impacto e depoimentos para induzir positivamente o visitante.
É uma segunda tentativa de venda.
Após as informações é interessante inserir um novo CTA para facilitar a compra.
Por fim, se ainda não aconteceu a compra, pode-se utilizar novamente produtos associados (semelhantes) ou tentar fazer uma última tentativa de venda com o uso de CTA de desconto ou incentivo.
Há quem prefira usar uma chamada de ação para captação de lead (cadastro no site em troca de um benefício) para posteriormente enviar ofertas promocionais e tentar converter em outra situação o potencial cliente.
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