Por Que meu E-commerce não Vende? 8 Erros COMUNS
Mais desafiador do que abrir um negócio online é mantê-lo funcionando, pagando-se e crescendo de modo sustentável.
A maior parte dos motivos que levam um e-commerce a não vender o quanto esperava estão relacionados com falta de informação e despreparo para lidar com os procedimentos administrativos mais básicos.
Se você abriu recentemente uma loja virtual ou está pensando em abrir, é bom ficar atento aos oito erros mais comuns cometidos por quem entra nesse ramo. Confira logo a seguir e precaver seu investimento de problemas que podem facilmente ser evitados.
Preocupe-se em como atingir o sucesso no seu e-commerce e não perca tempo, aproveite a loja virtual pronta.
1- Escolha da Plataforma de E-commerce Errada
A plataforma de e-commerce certa é aquela que melhor atende às suas necessidades, além de garantir que está apto a administra-la.
Por exemplo, as plataformas open source são atrativas porque permitem customizações e são gratuitas, mas é preciso conhecer a funcionalidade e a programação delas.
Infelizmente a gratuidade das open sources apresentam custos na contratação de profissionais técnicos para atualizar o sistema periodicamente.
Então antes de escolher sua plataforma, faça um “test drive”, conheça o seu “modus operandi”, pesquise sobre outras plataformas disponíveis (gratuitas e pagas) e compare as características. Faça uma escolha baseada numa pesquisa que vai levar em conta o seu domínio da ferramenta e a sua demanda de trabalho.
2- Não ter uma Logo
O logotipo é um cartão de visita da sua loja, a sua marca registrada. É a primeira coisa que as pessoas vêem no site de uma loja e é o que vai ficar na memória do cliente depois da compra. Quando isso acontece é muito mais provável que ele retorne.
Se você tiver orçamento para contratar um profissional de design gráfico, esta é a escolha ideal. Os valores não são tão altos, considerando a importância desse elemento para o seu negócio. Mais do que um gasto, é investimento.
Mas se no momento não há recurso disponível, existem programas que possibilitam a você mesmo elaborar sua logo, como o Hipster Logo Generator e o GraphicSprings Logo Creator.
3- Loja sem Domínio Próprio
É fundamental que toda loja virtual tenha um domínio próprio. Trata-se de uma regra de ouro para conquistar credibilidade junto ao público.
Adquirir um domínio para sua loja virtual vai lhe proporcionar:
- Mais tráfego;
- Mais clientes;
- Opção de trabalhar com SEO;
- Criação de uma identidade mais sólida do seu negócio;
- Muito mais credibilidade junto aos seus clientes;
- Um email profissional com a sua marca.
4- Cadastro do cliente com muitas informações
Você não precisa solicitar do usuário três números de telefone, redes sociais, como conheceu a loja, ou que o cliente indique um amigo. Esses campos atrasam o consumidor de e-commerce, que buscam agilidade.
Elabore um formulário de cadastro objetivo e sucinto, contendo apenas informações estritamente necessárias para efetuar a compra. Quanto mais simples e rápida for a área de cadastro, maior será o número de pessoas dispostas a preenche-lo.
Se for importante para o seu empreendimento outras informações, como redes sociais, indicação de um amigo, ou outro tipo de preferência de consumo, deixe para colocar esses campos após o cadastramento ou ao final, como de preenchimento optativo.
5- Busca de produtos confusa
O consumidor que entra numa loja virtual, usa uma palavra especifica no campo de busca e encontra uma lista sem fim de produtos que ao menos têm relação com o que ele quer fecha a aba e nunca mais retorna.
Os resultados do seu campo de busca devem ser precisos, e para isso é fundamental escolher as melhores palavras-chaves para os seus produtos.
Se o usuário digita “relógios”, faz parte do universo de interesses dele todo e qualquer tipo de relógio em estoque, mas não anéis, ou brincos. Quando esse tipo de coisa acontece a impressão que fica é de desorganização.
6- Apresentação inadequada dos produtos
Você precisa escolher as melhores imagens para o seu produto. Elas são as maiores referências do seu cliente, portanto, podem ser fundamentais numa decisão de compra.
É um erro utilizar apenas uma imagem ou imagens pequenas. Produza fotos de qualidade, que explorem todas as características e bons ângulos do produto.
A descrição deve ser o mais completa possível. Nunca esqueça de apresentar as características básicas dos seus produtos: tamanho, peso, cores, função, medidas, entre outros itens específicos.
7- Falta de dados relevantes expostos na sua Página
Esse é um erro grave no E-commerce. Sua loja virtual precisa expor informações de contato identificação. Segue uma lista de dados sobre seu negócio que não podem faltar na página inicial do empreendimento:
- Telefone Fixo;
- Endereço;
- Razão Social;
- CNPJ;
- Formulário de Contato;
- Telefone Whatsapp;
- Chat Online.
8- Produtos com preço ou frete inadequado
Precificação de produtos de uma loja virtual não é tão simples quanto parece, especialmente para iniciantes. Os valores são distintos de lojas físicas, porque os custos envolvidos são outros.
Geralmente os preços de lojas virtuais são mais baratos da loja física também por motivo de concorrência.
Ao determinar o preço de um produto é preciso focar no aumento do volume de vendas e obtenção de lucro.
Mas não adianta oferecer preço atraentes e valores de frete altos, que irão resultar num aumento significativo no valor final a ser pago. Muitos consumidores desistem uma compra diante da cobrança do frete.
Quer começar seu e-commerce agora mesmo e ter uma loja virtual profissional sem precisar conhecer programação? Deixe-nos ajudar!